A MISSÃO NO PARAGUAI
É FRUTO DOS 100 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL
Para que entendamos um pouco mais deste assunto, vamos relatar um pouco da história da Assembleia de Deus no Brasil.
Desde o descobrimento do Brasil a evangelização não foi prioridade em nosso país, enquanto que em outros países já viviam a realidade do avivamento. Nos países já avivados, os irmãos criam que a vinda de Cristo estava tão próxima que nada mais poderia ser feito em prol daqueles que até aquele momento não haviam sido alcançados pela palavra de Deus.
Tanto os franceses, como os holandeses, tentaram trazer o evangelho para as terras brasileiras, mas fracassaram porque eles vieram em virtude da perseguição em seus países de origens e não com um chamado especifico da parte de Deus.
O avivamento pentecostal começou na Rua Azusa, em Los Angeles, no ano de 1906 e de lá se espalhou para outras nações. Este fato marcou a historia do avivamento, e juntamente marcou a vida de dois jovens suecos que recentemente haviam imigrado aos Estados Unidos.
Um vivia na cidade de South Bend, no estado de Indiana, a 100 km de Chicago e era pastor batista, chamado Gunnar Vingren. Tal pastor, atraído pelo avivamento da Rua Azusa, foi a esta cidade para saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, creu e foi batizado no Espírito Santo, em uma convenção da igreja batista, onde conheceu outro jovem também sueco chamado Daniel Berg, que também foi batizado com o Espírito Santo. Após uma troca de experiência, eles concluíram que Deus estava lhes chamando para o mesmo lugar.
Em uma reunião de oração Deus confirmou esta chamada, mostrando um lugar específico, que naquele momento era desconhecido para eles e para todos os que estavam na reunião. Ainda nesta mesma reunião, através de uma palavra profética, foi dado o nome do lugar: “Pará”. Como não tinham conhecimento deste lugar, buscaram no mapa e foi quando descobriram que se tratava de um estado do norte do Brasil.
Seguiram orando por mais três dias e Deus confirmou este chamado. Eles, assim como Abraão, tiveram fé para deixar sua casa e seu lugar de origem e irem em direção a um lugar totalmente desconhecido, sem promessa de sustento algum, sem conhecidos e sem nenhum contato.
No dia 18 de junho de 1911, Gunnar e Daniel foram convidados a participarem de uma reunião da pregação da Palavra de Deus, na Rua Siqueira Mendes 67, na casa da Irmã Celina Albuquerque, em Belém do Pará. Nesta reunião participavam 17 pessoas que haviam sido expulsas da igreja Batista, e ali se inicio a primeira Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
Nasce a Assembleia de Deus no
Paraguai; Missão Brasileira
Agora, a nova igreja estava livre para evangelizar e ousadamente anunciar a salvação. Enfrentaram oposições, perseguições, mas o Espírito Santo confirmava que Deus estava com eles.
Passado dois anos que a igreja iniciara suas atividades em terras brasileiras, tiveram a visão de enviar missionários para outras nações, compreendendo que para Deus o tempo oportuno é sempre hoje e esta visão alcançou o Paraguai.
Desde 1913, quando os pioneiros tiveram a primeira visão de enviar missionários, passaram aproximadamente 60 anos para que a igreja brasileira começasse enviar missionarios ao pais visinho do qual tinha uma divida historica muito grande devido a guerra da triplice aliança, as igrejas dos estados de São Paulo, Paraná enviaram primeiro, logo após a igreja atraves de sue lider na epoca, o missionario Nils Taranger enviou seu primeiro missionário às terras paraguaias, isto já a quase 40 anos. A primeira cidade alcançada pelo evangelho foi Pilar, bem ao sul do Paraguai, através do missionário Júlio Pacheco Lopes. Desde então este ministério vem crescendo a um ritmo acelerado, alcançando muitas cidades paraguaias.
As Assembleias de Deus brasileiras continuam investindo em missões neste país e em muitos outros pelo mundo. Graças ao apoio de muitos irmãos, tem sido possível a propagação e crescimento do evangelho em terras guaranis, inclusive esta influência se nota até mesmo no desenvolvimento socioeconômico deste país.
Nestes 100 anos de existência, esta entidade tem mostrado seu valor, social, moral, educacional e religioso e está cumprindo a missão para qual foi chamada. Que Deus continue dando visão, compromisso e amor aos nossos milhares de lideres das Assembleias de Deus do Brasil.
Pr. Odil Borges de Vargas